Pneus novos: na frente ou atrás?

Saber qual é o lugar certo para se colocar os pneus novos é algo que sempre causa dúvidas. Atualmente, a grande maioria dos carros possui tração dianteira, de forma que as forças de curva e de frenagem são transmitidas pelos pneus da frente. Isso faz as duas dianteiras se desgastarem com muito mais facilidade que as rodas traseiras.

É recomendado que se troque todos os quatro pneus de uma só vez para que todos eles estejam nas mesmas condições, mas essa opção nem sempre é a melhor para o nosso bolso. E com isso vem a grande pergunta: o correto é colocar os pneus novos na frente ou atrás do carro?

Onde devem ser colocados os pneus novos?

Independentemente do tipo de tração do seu carro, os pneus novos devem sempre ir atrás. Já que geralmente são os pneus dianteiros que ficam carecas com mais rapidez, isso pode parecer contraditório. A verdade é que o eixo traseiro é o grande responsável pela estabilidade do pneu e são os pneus traseiros os responsáveis pela aderência em curvas, por exemplo. Por isso, colocar os pneus novos na traseira do carro se torna uma questão de segurança.

Rodízio de pneus

Hoje em dia, realizar o rodízio de pneus é algo muito recomendado. Sugere-se que os pneus dianteiros troquem de lugar com os pneus traseiros a cada 10.000 km rodados. Dessa forma, o nível de desgaste dos pneus é mais igualado.

Além disso, quando novos pneus forem comprados, eles devem ir diretamente para a parte traseira do carro. Assim, os pneus que antes estavam atrás e que estão menos desgastados devem ir para a frente, substituindo os pneus carecas.

Evite acidentes

Os pneus são uma peça essencial do seu carro quando se trata de prevenir acidentes. Não é à toa que pneus carecas são motivo para receber multas. Quando as ranhuras dos pneus estão desgastadas a ponto de quase se alinharem com o resto da borracha, é fácil que o carro realize a aquaplanagem em um dia de chuva.

Aquaplanagem é o nome que se dá para o momento que os pneus perdem contato com a pista. Esses deslizes são motivos para muitos acidentes e, por isso, deve-se colocar os pneus novos na traseira: dessa forma, evita-se a aquaplanagem.

Pneus carecas podem ser motivos para inúmeros perigos no trânsito e para seu carro, incluindo estouros. Portanto, fique sempre alerta ao estado dos seus pneus. Ele possui vários indicadores que informam seu tempo de vida útil e seu nível de desgaste. Devido a isso, caso perceba qualquer irregularidade nos pneus – seja ela um elevado nível de desgaste, saliências, bolhas ou buracos – troque-os o mais rápido possível. Vale lembrar que a recomendação é que se troque os quatro pneus de uma vez!

Os pneus são um dos maiores responsáveis pelo conforto e estabilidade da sua viagem. Nunca subestime os cuidados que os pneus devem receber, pois isso garantirá a sua segurança e a da sua família!

Vila Valqueire
(21) 99077-3571 (21) 97483-4513
Realengo
(21) 98556-6813 (21) 98888-0560
Vila Valqueire
(21) 2453-1044 (21) 2453-4643 (21) 2453-4004
Realengo
(21) 2301-0696 (21) 3159-4923