Dicas para escolher o pneu do seu carro

Escolher o melhor pneu para o seu carro nem sempre é uma tarefa fácil. Existem vários tipos de pneus com tantas funções diferentes que é fácil se confundir. Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a escolher os melhores pneus para garantir a segurança, o conforto e a estabilidade do seu carro.

De acordo com o tipo de carro

O tipo de carro usado é o primeiro critério a ser levado em conta. Existem carros grandes, pequenos, que suportam mais ou menos peso e que suportam impactos mais ou menos fortes.

Por isso, o primeiro passo na hora da compra de novos pneus é verificar no manual de instruções qual é o tipo de pneu mais adequado para o porte do seu carro.

De acordo com o tipo de pneu

Outra coisa a se considerar é o tipo de pneu de acordo com o uso que se espera dele. Existem três tipos de pneu básicos: pneus on-road, pneus off-road e pneus mistos.

Os pneus on-road são os mais adequados para o solo asfaltado, além de funcionarem bem durante a chuva. Já os pneus off-road são ideais para estradas terrosas ou lamacentas; eles são mais resistentes, porém se forem usados no asfaltos podem se desgastar muito rapidamente.

Os pneus mistos, ou pneus de passeio, são o tipo mais comum. Eles combinam características dos pneus on-road e off-road, o que permite que eles sejam capacitados a andar tanto no asfalto quanto na terra. Apesar disso, eles são mais adequados a solos asfaltados e não conseguem circular bem por estradas em situações extremas.

De acordo com as medidas do pneu

Os pneus têm vários números em sua borracha e esses números contém informações valiosas sobre os pneus, sua fabricação, sua vida útil e as suas medidas.

Na hora de comprar novos pneus, é importante considerar as medidas mais condizentes com o seu carro. A medida é dada em largura, altura e diâmetro e é recomendado que esses valores sejam os mesmos nos velhos e nos novos pneus.

De acordo com outras características

Os aspectos citados acima são, sem dúvida, os mais relevantes na hora da escolha de um novo pneu. Todavia, existem outros critérios a serem levados em conta.

  • Atenção à marca do fabricante: é recomendado que se priorize pneus da marca original, pois isso pode afetar diretamente a dirigibilidade do carro.
  • Priorize pneus sustentáveis: hoje em dia, existem pneus que economizam combustível e, assim, colaboram para a diminuição da emissão gases poluentes. Um exemplo são os pneus verdes, um tipo de pneu misto ecologicamente correto, mais leve e menos ruidoso.
  • Considere a quantidade de carga: se você costuma carregar grandes pesos em seu carro, procure um pneu com uma maior capacidade de carga. Dessa forma, os pneus se desgastam com menos facilidade. O índice de velocidade também deve ser levado em consideração.

Prestando atenção em todos esses fatores, não tem erro! A escolha do pneu certo se torna muito mais fácil quando se conhece o seu pneu e o seu carro. Por isso, fique atento aos sinais que o seu pneu fornece.

Troque seus pneus periodicamente e preste atenção ao estado deles. Caso os pneus estejam muito desgastados, isso pode ser motivo para uma multa ou até mesmo para que ocorra um acidente. Sempre verifique se os pneus possuem bolhas, buracos ou qualquer outra saliência incomum. Essas saliências podem ser um sinal ruim e podem levar a eventuais estouros.

Escolher os pneus certos é algo determinante para o melhor aproveitamento da sua viagem! Devido a isso, a troca do pneu é um momento que se deve destacar, pois deve ser feita com muita cautela!

Vila Valqueire
(21) 99077-3571 (21) 97483-4513
Realengo
(21) 98556-6813 (21) 98888-0560
Vila Valqueire
(21) 2453-1044 (21) 2453-4643 (21) 2453-4004
Realengo
(21) 2301-0696 (21) 3159-4923