Como fazer o pneu durar mais

Todo mundo já sabe que os pneus são uma das partes mais importantes de um carro. Entretanto, se eles não obtiverem o tratamento certo, podem se desgastar e ficar inutilizáveis com muita facilidade. Pneus “carecas” podem ser perigosos e gerar multas, por isso reunimos algumas dicas para ajudar o seu pneu a durar mais.

Escolha o pneu adequado

Existem diversos tipos de pneus, o que permite que o carro seja capaz de se adaptar a qualquer situação. Escolher os pneus ideais para o tipo de solo que se dirige é um dos principais fatores que colabora para a preservação dos pneus. Quando se trata da pista, temos três tipos de pneus principais: os pneus on-road, os off-road e os mistos.

Os pneus on-road são o tipo mais comum e se adequam perfeitamente no solo asfaltado, além de serem ótimos para dirigir em dias chuvosos. Já os pneus off-road são ideais para estradas de terra, lama, mato, pedras… Todavia, utilizar esse tipo de pneu em solo asfaltados pode levá-lo a se desgastar com muita rapidez.

Os pneus mistos, também chamados de pneus de passeio, podem ser usados tanto no asfalto quanto em estradas de terra e lama, combinando características dos pneus on-road e off-road. Apesar disso, eles se adequam mais ao solo asfaltado, não deixando de oferecer grande conforto e durabilidade.

Na hora de comprar pneus para o seu carro, escolher o tipo certo para a pista a ser usada pode significar uma vida mais longa para seus pneus e mais estabilidade e comodidade durante as viagens de carro.

Respeite a carga máxima

Todo pneu tem sua capacidade máxima de carga. Essa capacidade é expressa por um número, indicando o peso máximo que aquele pneu é capaz de aguentar. É necessário prestar atenção a esse número, pois ultrapassar o limite de peso pode comprometer a estrutura do pneu, chegando a causar estouros.

Atenção à pressão

Dirigir com os pneus abaixo da pressão indicada pelo fabricante é um fator responsável por reduzir até 25% da vida do pneu ou mais, além de gerar um aumento do consumo de combustível. Devido a isso, manter os pneus calibrados, ou seja, com a pressão correta, é indispensável para uma melhor estabilidade do pneu.

A pressão geralmente é indicada no manual de instruções do carro e pode ser diferente para os pneus dianteiros e traseiros, portanto esteja atento.

Alinhamento e balanceamento

Manter o carro alinhado também pode fazer toda a diferença não só para a extensão de vida do pneu, mas para o funcionamento do carro como um todo. Os ângulos de suspensão corretos podem prevenir várias irregularidades no pneu.

O balanceamento do pneu, assim como o alinhamento, está relacionado à suspensão do carro. O balanceamento é feito justamente para garantir maior conforto, estabilidade e segurança, além de uma vida mais durável ao pneu.

Mantenha o alinhamento e o balanceamento sempre em dia para garantir o melhor desempenho do seu carro e pneus mais duradouros.

Medidas dos pneus

Ao comprar novos pneus, lembre-se de verificar a medida dos pneus que vieram de fábrica. A medida é um número que se encontra na borracha do pneu e informa a medida dele em altura, largura e diâmetro. Comprar pneus de medidas diferentes pode prejudicar a dirigibilidade do carro e, além disso, permitir que os pneus se desgastem com mais facilidade.

Dirija com cuidado

Mesmo tomando todas as precauções possíveis, calibrando, alinhando e balanceando os pneus, a forma como se dirige ainda pode afetar o tempo de vida dos pneus do seu carro. Ignorar buracos e lombadas, além de acelerar e frear bruscamente são coisa que podem tornar um pneu careca com muita rapidez. Portanto, dirija com cuidado, assim a vida dos pneus será preservada e a sua viagem será melhor aproveitada.

Realize rodízios

Muitos motoristas acabam por não fazer o rodízio dos pneus, mas isso é algo que pode ajudar a prolongar a vida deles.

O rodízio existe para tentar igualar o desgaste dos pneus, de forma que os pneus dianteiros devem trocar de posição com os traseiros periodicamente. Recomenda-se que o rodízio seja feito a cada 10.000 km rodados.

Todas essas dicas com certeza vão garantir um melhor desempenho dos pneus do seu carro. Mas não deixe de prestar atenção nos indicadores de vida do pneu, como o DOT (que mostra a data de fabricação do pneu) e o Indicador Treadwear (responsável por indicar quando os pneus estão desgastados a ponto de precisarem ser trocados). Quando perceber que está na hora de trocar os pneus, realize a troca o mais rápido possível. Pneus desgastados poder ser perigosos, causando deslizes e estouros.

Não se esqueça: os pneus são grandes responsáveis pela segurança, conforto e estabilidade da sua viagem de carro. Cuide deles com muita cautela!

Vila Valqueire
(21) 99077-3571 (21) 97483-4513
Realengo
(21) 98556-6813 (21) 98888-0560
Vila Valqueire
(21) 2453-1044 (21) 2453-4643 (21) 2453-4004
Realengo
(21) 2301-0696 (21) 3159-4923