O que significam os números dos pneus

O momento de trocar os pneus do seu carro chega cedo ou tarde. É comum que eles fiquem desgastados com o tempo ou até mesmo que um acidente faça eles furarem. Mas você já prestou atenção nos números do seu pneu? Eles são mais úteis do que parecem e podem ser de grande ajuda na hora da troca!

Descobrindo a medida do pneu

Todo pneu possui uma numeração que indica suas medidas básicas: largura, altura e diâmetro.

O padrão dessa numeração é: 000/00R00

Os três primeiros números indicam a largura em milímetros e os dois números depois da barra indicam a proporção da altura do pneu. Assim, se código for 175/70R13, isso significa que o pneu tem 175 milímetros de largura e sua altura é 70% desse valor.

Os dois últimos números indicam o diâmetro do pneu em polegadas. Usando o exemplo acima, podemos dizer que o pneu tem 13 polegadas de diâmetro.

Afinal, qual é a importância de saber todas essas medidas?

As medidas do pneu possuem um papel fundamental, pois são elas as responsáveis por dar estabilidade e firmeza para as rodas do seu carro. Portanto, preste muita atenção nesses números na hora de trocar os pneus!

Velocidade e capacidade

A velocidade máxima que o pneu pode alcançar e a capacidade/peso de carga que ele pode aguentar são outras coisas muito relevantes para o desempenho do seu carro.

A velocidade máxima indica a quilometragem máxima que o carro pode alcançar quando o pneu transporta seu peso máximo. Ela é uma sequência composta por dois ou três números e uma letra que vêm logo depois da medida do pneu. Os números dessa sequência representam o peso máximo e a letra representa a velocidade máxima, sendo a letra L a velocidade mais baixa geralmente encontrada para pneus de carros (120 km/h) e a letra Y a mais alta (300 km/h).

Quanto maior a velocidade máxima, maior o desempenho do carro, já que a velocidade de um pneu tem relação direta com o conforto da viagem. Garanta que os pneus sejam adequados ao carro, evite ao máximo comprar pneus com velocidade e capacidade diferentes e lembre-se de nunca adquirir pneus com um índice de velocidade menor que os originais.

Treadwear

 O índice Treadwear é um número que indica o quão rápido um pneu se desgasta. Esse número varia de 60 a 620, sendo 100 o valor de referência. Ou seja, quanto mais próximo de 60, mais rápido o pneu irá se desgastar e quanto mais próximo de 620, mais tempo o pneu irá durar em comparação a um pneu cujo Treadwear é 100.

Apesar disso, o índice Treadwear depende de outros fatores para que o seu carro tenha o melhor desempenho possível. É necessário que os pneus estejam calibrados de forma correta, alinhados com o carro e balanceados com a roda. Se tudo estiver nas melhores condições, os pneus poderão alcançar sua quilometragem máxima.

Além do número do Treadwear, existe o Tread Wear Indicator (TWI), nome que pode ser traduzido para Indicador de Desgaste de Piso. O TWI consiste em marcas em relevo presentes nos pneus e, à medida que os pneus se desgastam, o relevo do TWI vai diminuindo. Dessa forma, quando o TWI estiver chegando no nível normal da borracha, sabe-se que é hora de comprar novos pneus.

Esteja sempre atento ao TWI! Quando as marcações se desgastam, as chances do pneu derrapar ficam cada vez maiores. Portanto, quando perceber que o rendimento do pneu chegou ao seu máximo, não hesite em trocar os pneus o mais rápido possível!

DOT

O DOT (Department of Transportation) é uma marcação requerida para que pneus sejam vendidos em diversos países, inclusive no Brasil. Além disso, é através do DOT que se descobre o tempo de vida de um pneu.

Essa marcação é composta primeiramente pelas letras DOT, que indicam que o pneu atende aos padrões de segurança. Logo em seguida, há uma sequência de letras e números que informam sobre a fábrica e o fabricante do pneu. Mas o mais relevante aqui são os quatro últimos dígitos.

Os quatro últimos dígitos do DOT são os responsáveis por indicar a data de fabricação do pneu. Os dois primeiros números indicam a semana do ano em que o pneu foi fabricado e os dois últimos números indicam o ano de fabricação. Assim, se os últimos quatro números do DOT forem, por exemplo, 3003, isso significa que o pneu foi fabricado na 30ª semana do ano de 2003. Se os números forem 2716, o pneu foi fabricado na 27ª semana do ano de 2016, e assim por diante.

Um pneu tem duração em torno de 5 anos, então sempre preste atenção no DOT para saber quando a “validade” do pneu está se aproximando.

O que é preciso saber na hora de trocar os pneus

O número de Treadwear, o TWI e o DOT são os principais responsáveis por indicar quando chegou o momento de trocar o pneu por um mais novo. Mas na hora da compra é essencial estar atento a quais fatores?

O primeiro fator que precisa ser considerado é a medida do pneu. O mais apropriado é que se compre pneus da marca original e com as mesmas medidas que os originais. Dessa forma, evita-se qualquer problema indesejado devido ao tamanho dos pneus. Além disso, a velocidade e a capacidade também são cruciais para que se obtenha o melhor desempenho para o seu carro.

Não se esqueça que pneus carecas, muito velhos e desgastados podem ser motivo para uma multa! Os pneus do seu carro são uma peça-chave para o seu conforto e estabilidade, portanto valorize todas as informações que são dadas pelos números dos pneus. Essa numeração fornece informações básicas sobre o tipo do seu pneu e suas características. Conhecendo esses números, escolher o melhor tipo de pneu para o seu carro se torna ainda mais fácil!

Vila Valqueire
(21) 99077-3571 (21) 97483-4513
Realengo
(21) 98556-6813 (21) 98888-0560
Vila Valqueire
(21) 2453-1044 (21) 2453-4643 (21) 2453-4004
Realengo
(21) 2301-0696 (21) 3159-4923